CFOP 1101: Código de Entrada, Definição, Aplicação, Exemplos

O CFOP 1101 é um dos mais importantes código de entradas do Código Fiscal de Operações e Prestações. Devido a essa importância é tudo sobre essa numeração de código que você vai encontrar aqui. Explicaremos para você, de uma maneira simples e fácil de ser entendido, a sua definição e aplicação no mercado. Além disso, também mostraremos alguns outros exemplos de códigos de entrada que estão presentes na tabela do CFOP. Sendo assim, continue lendo esse post até o final para ficar por dentro de todas as informações.

CFOP 1403

Visto essa importância temos a certeza de que você vai querer saber muito mais sobre esse código essencial no mercado. Sendo assim, continue lendo esse post para ficar por dentro de todas as informações mais relevantes por trás do CFOP 1101. Vem conferir tudo conosco!

Confira também outros códigos presentes no CFOP:

Código Fiscal de Operações e Prestações

O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) é um importante código que deve ser aplicado na maioria das empresas. Ele é o responsável pela identificação de uma operação ou prestação de serviços e o seu destino, além disso, ele tem como função definir se a operação fiscal terá ou não que recolher impostos.

Dito isso e mais um pouco, é de suma importância que você entenda mais sobre os códigos em geral e também sobre o CFOP 1101. Por isso, continue lendo o próximo tópico, onde explicaremos para você a aplicação desse código tão importante.

CFOP 5949

Aplicação do CFOP 1101

Como dito anteriormente, o CFOP 1101 é um importante código de entrada do Código Fiscal de Operações e Prestações. Ele está classificado no grupo de Entradas ou Aquisições de Serviços do Estado. Sendo assim, confira abaixo a definição desse código e também a aplicação.

O CFOP 1101 diz respeito especificamente as compras para industrialização ou produção rural. Sendo assim, ele é aplicável para as compras de mercadoria a serem utilizadas em processo de industrialização ou produção rural, bem como a entrada de mercadorias em estabelecimento industrial ou produtor rural de cooperativa recebida de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa.

CFOP 5411

Exemplos de Códigos de Entradas 

Além do CFOP 1101 existem outros Códigos de Entradas ou Aquisições de Serviços do Estado. Devido a isso, apenas para o seu conhecimento, confira alguns exemplos desse código na tabela abaixo.

CFOP

DESCRIÇÃO

APLICAÇÃO

1.102 Compra para comercialização Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas. Também serão classificadas neste código as entradas de mercadorias em estabelecimento comercial de cooperativa recebidas de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa.
1.111 Compra para industrialização de mercadoria recebida anteriormente em consignação industrial Classificam-se neste código as compras efetivas de mercadorias a serem utilizadas em processo de industrialização, recebidas anteriormente a título de consignação industrial.
1.113 Compra para comercialização, de mercadoria recebida anteriormente em consignação mercantil Classificam-se neste código as compras efetivas de mercadorias recebidas anteriormente a título de consignação mercantil.
1.117 Compra para comercialização originada de encomenda para recebimento futuro Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas, quando da entrada real da mercadoria, cuja aquisição tenha sido classificada no código 1.922 – Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro.
1.118 Compra de mercadoria para comercialização pelo adquirente originário, entregue pelo vendedor remetente ao destinatário, em venda à ordem. Classificam-se neste código as compras de mercadorias já comercializadas, que, sem transitar pelo estabelecimento do adquirente originário, sejam entregues pelo vendedor remetente diretamente ao destinatário, em operação de venda à ordem, cuja venda seja classificada, pelo adquirente originário, no código 5.120 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros entregue ao destinatário pelo vendedor remetente, em venda à ordem.
1.120 Compra para industrialização, em venda à ordem, já recebida do vendedor remetente Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem utilizadas em processo de industrialização, em vendas à ordem, já recebidas do vendedor remetente, por ordem do adquirente originário.

Qualquer dúvida, comente!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

CFOP 1101: Código de Entrada, Definição, Aplicação, Exemplos

4 Comentários

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *