CFOP 1201: Significado, Aplicação, Código de Entrada, Tabela

CFOP 1201 é um dos importantes códigos existentes que faz correlação direta com as notas fiscais emitidas em todo o Brasil. Devido a esse fato é de suma importância que você saiba tudo a respeito desse código, por isso, preparamos um post exclusivo para você com todas as informações. Sendo assim, explicaremos para você o significado e a aplicação do CFOP 1201 e muito mais. Vem conferir tudo conosco!

CFOP 1403

Sabendo que o CFOP 1201 é um dos mais importantes códigos de entradas que existe no Código Fiscal de Operações e Prestações, temos a certeza que você vai querer saber tudo sobre ele! Sendo assim, continue lendo esse post até o final para ficar por dentro de tudo!

Confira também outras numerações CFOP:

CFOP 1201

O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) é um dos mais importantes códigos existentes na  jurisdição brasileira, isso porque ele é uma das formas de verificar se a operação fiscal da sua empresa deverá ou não que recolher impostos. Sendo assim, ele tem a função de organizar e orientar a sua empresa.

Dito isso e mais um pouco, o CFOP 1201 tem uma função muito interessante em relação as demais. Se você quer saber tudo sobre ele, continue lendo esse post.

Significado do CFOP 1201

O CFOP 1201 nada mais é do que um código de entrada presente no Código Fiscal de Operações e Prestações. Ele diz respeito a um grupo de códigos que abrangem as devoluções de vendas de produção do estabelecimento, de produtos de terceiros ou anulação de valores. Sendo assim, confira agora mesmo o significado e a aplicação desse código.

Significado do CFOP 1201: Esse código diz respeito especificamente a devolução de venda de produção do estabelecimento.

Aplicação do CFOP 1201: Esse código deverá ser aplicado em casos de devolução de venda de produto industrializado ou produzido pelo estabelecimento, cuja saída tenha sido classificada como “Venda de produção do estabelecimento”.

Tabela do CFOP

Todas as numerações existentes do Código Fiscal de Operações e Prestações estão presentes em uma tabela que é disponibilizada ao publico em geral. São mais de 500 numerações sendo que cada uma, possui um significado e uma aplicação diferente. Confira agora mesmo alguns exemplos de códigos que podem ser importantes para a sua empresa.

  • 1.202 – Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros
  • 1.203 – Devolução de venda de produção do estabelecimento, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio
  • 1.204 – Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio
  • 1.205 – Anulação de valor relativo à prestação de serviço de comunicação
  • 1.254 – Compra de energia elétrica por estabelecimento prestador de serviço de transporte
  • 1.355 – Aquisição de serviço de transporte por estabelecimento de geradora ou de distribuidora de energia elétrica
  • 1.356 – Aquisição de serviço de transporte por estabelecimento de produtor rural
  • 1.411 – Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária
  • 1.414 – Retorno de mercadoria de produção do estabelecimento, remetida para venda fora do estabelecimento, sujeita ao regime de substituição tributária

Diante disso, se ainda sim alguma dúvida persistir, comente. Será um prazer te ajudar.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *