CFOP 2101: Definição, Aplicação, Código de Entrada, Exemplos

É tudo sobre o CFOP 2101 que você vai encontrar aqui neste post! Esse código se trata de um dos mais importantes códigos de entrada que existe no Código Fiscal de Operações e Prestações. Devido a essa importância, preparamos um post com todas as informações mais importantes e relevantes sobre ele. Sendo assim, aqui você poderá aprender mais sobre a sua definição, a sua aplicação e muito mais. Quer ficar por dentro de tudo isso? Então, continue aqui conosco. Não deixe de ler o post até o final!

CFOP 1403

Visto que o Código Fiscal de Operações e Prestações é um dos códigos fiscais mais importantes do Brasil, nós temos a certeza que você vai querer ficar por dentro de tudo sobre ele. Sendo assim, continue lendo esse post para acompanhar todas as informações sobre o CFOP e também sobre o CFOP 2101. Vem conosco!

Confira outras importantes numerações CFOP:

Definição e Aplicação do CFOP 2101

Como dito anteriormente, o CFOP 2101 é um dos códigos de entrada mais importantes do Código Fiscal de Operações e Prestações. Ele refere-se especificamente a compras para industrialização, produção rural, comercialização ou prestação de serviços. Sendo assim, confira agora mesmo sua definição e a sua aplicação no mercado e nas empresas.

Definição do CFOP 2101: Compra para industrialização ou produção rural

Aplicação do CFOP 2101: Deverá ser aplicado nas compras de mercadoria a ser utilizada em processo de industrialização ou produção rural, bem como a entrada de mercadoria em estabelecimento industrial ou produtor rural de cooperativa, recebida de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa.

Exemplos de CFOP de Entrada

Apenas para o seu conhecimento, confira agora mesmo alguns exemplos referentes a códigos de entradas, além do CFOP 2101. Sendo eles, códigos ligados a compras para industrialização, produção rural, comercialização ou prestação de serviços.

CFOP

DESCRIÇÃO

APLICAÇÃO

2.102

Compra para comercialização Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas. Também serão classificadas neste código as entradas de mercadorias em estabelecimento comercial de cooperativa recebidas de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa.
2.111 Compra para industrialização de mercadoria recebida anteriormente em consignação industrial

Classificam-se neste código as compras efetivas de mercadorias a serem utilizadas em processo de industrialização, recebidas anteriormente a título de consignação industrial.

2.113

Compra para comercialização, de mercadoria recebida anteriormente em consignação mercantil

Classificam-se neste código as compras efetivas de mercadorias recebidas anteriormente a título de consignação mercantil.

2.116

Compra para industrialização ou produção rural originada de encomenda para recebimento futuro (NR Ajuste SINIEF 05/2005) (Decreto 28.868/2006)

Compra de mercadoria a ser utilizada em processo de industrialização ou produção rural, quando da entrada real da mercadoria, cuja aquisição tenha sido classificada no código “2.922 – Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro”.

2.117 Compra para comercialização originada de encomenda para recebimento futuro

Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas, quando da entrada real da mercadoria, cuja aquisição tenha sido classificada no código 2.922 – Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro.

Se ainda sim qualquer dúvida em relação ao CFOP 2101 persistir, comente! Será um prazer te ajudar a entender mais sobre esse código tão importante.

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

CFOP 2101: Definição, Aplicação, Código de Entrada, Exemplos

3 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *