CFOP 2202: Aplicação, Significado, Código de Entrada

O CFOP 2202 é um importante código presente no Código Fiscal de Operações e Prestações. Ele é um exemplo de código de entrada e é muito utilizado por muitas empresas. Visto essa importância, é tudo sobre esse código que você vai encontrar nesse post. Explicaremos para você, de uma forma simples de ser entendida, a definição e a aplicação desse código e também do CFOP 2202. Sendo assim, se você quer ficar por dentro de tudo, continue lendo esse post até o final! 

Visto que o CFOP 2202 é um dos mais importantes códigos do que diz respeito à entrada de mercadorias, temos a certeza de que você vai querer saber todas as informações sobre esse código. Sendo assim, continue lendo esse post para ficar por dentro de todas as informações. 

Confira também:

Código Fiscal de Operações e Prestações – CFOP 2202

O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) é um dos mais importantes códigos para quem trabalha com empresas de transportes de cargas e produtos, afinal, esse código deverá deve ser indicado pelas empresas sempre que houver entrada e saída de mercadorias (intermunicipal e interestadual) nos documentos fiscais da empresa.

Além disso, é por meio do CFOP que poderá ser definido se a operação fiscal terá que recolher impostos ou não.

Dito isso e mais um pouco, é mais do que importante que você entenda mais sobre o CFOP e sobre a aplicações das diferentes numerações existentes. Sendo assim, continue lendo para você obter todas as informações sobre o CFOP 2202.

CFOP 2202

O CFOP 2202 é um código que diz respeito à entrada de mercadorias, com isso, confira agora mesmo a definição e a aplicação desse código. 

O código CFOP 2202 é relacionado a devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros. Ou seja, esse código deverá ser aplicado nos casos de devolução de vendas de mercadoria, adquirida ou recebida de terceiro, que não tenham sido objeto de industrialização no estabelecimento, cuja saída tenha sido classificada como Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

CFOP 1202

Tabela do CFOP

A tabela do CFOP compreende mais de 500 numerações além do CFOP 2202. Sendo assim, confira agora mesmo alguns exemplos desses códigos. 

CFOP

DESCRIÇÃO

APLICAÇÃO

2.203 Devolução de venda de produção do estabelecimento destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio Devolução de venda de produto industrializado ou produzido pelo estabelecimento, cuja saída tenha sido classificada no código “6.109 – Venda de produção do estabelecimento destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio”.
2.204 Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiro, cuja saída tenha sido classificada no código “6.110 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio”.
2.205 Anulação de valor relativo à prestação de serviço de comunicação Anulação correspondente a valor faturado indevidamente, decorrente de prestação de serviço de comunicação.
2.206 Anulação de valor relativo à prestação de serviço de transporte Anulação correspondente a valor faturado indevidamente, decorrente de prestação de serviço de transporte.
2.207 Anulação de valor relativo à venda de energia elétrica Anulação correspondente a valor faturado indevidamente, decorrente de venda de energia elétrica.
2.208 Devolução de produção do estabelecimento, remetida em transferência. Devolução de produto industrializado ou produzido pelo estabelecimento e transferido para outro estabelecimento da mesma empresa.
2.209 Devolução de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros e remetida em transferência Devolução de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, transferidas para outros estabelecimentos da mesma empresa.

Qualquer dúvida, comente! 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *