CFOP 2949: Código de Entrada, Aplicação, Exemplos, Tabela

É tudo sobre o CFOP 2949 que você vai encontrar neste post. Visto que ele é um dos mais importantes códigos de entrada presente no Código Fiscal de Operações e Prestações, temos a certeza que você vai querer ficar por dentro de todas as informações sobre ele. Sendo assim, explicaremos aqui neste post, a aplicação e o significado do CFOP 2949. Além disso, vamos mostrar também outros exemplos de numerações presentes no CFOP. Vem conferir tudo conosco!

CFOP 1403

O CFOP 2949 é um dos mais importantes códigos no que diz respeito as outras entradas de mercadorias ou aquisições de serviços das empresas. Sendo assim, é de suma importância que você saiba mais a respeito da sua aplicação e definição. Por isso, continue lendo esse post até o final para obter todas as informações sobre esse código. 

Confira também outras numerações CFOP:

Numerações do Código Fiscal de Operações e Prestações

O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) é um dos códigos mais importantes para as empresas no Brasil. Isso porque através deles, as empresas poderá saber se a operação deverá ou não recolher impostos.

Esse código é composto por quatro números, sendo que são divididos da seguinte forma:

Entradas

  • 1.000 –  Entrada e/ou Aquisições de Serviços do Estado
  • 2.000 – Entrada e/ou Aquisições de Serviços de outros Estados
  • 3.000 – Entrada e/ou Aquisições de Serviços do Exterior

Saídas

  • 5.000 – Saídas ou Prestações de Serviços para o Estado
  • 6.000 – Saídas ou Prestações de Serviços para outros Estados
  • 7.000 – Saídas ou Prestações de Serviços para o Exterior

Sendo assim, é possível perceber que cada numeração possui uma definição e aplicação diferente dentro do Código Fiscal de Operações e Prestações. Se você quer saber tudo sobre o CFOP 2949, continue lendo esse post até o final.

CFOP 1403

CFOP 2949

Como dito anteriormente, o CFOP 2949 é um dos mais importantes códigos de entrada presentes no Código Fiscal de Operações e Prestações. Essa numeração diz respeito especificamente as outras entradas de mercadorias ou aquisições de serviços que ocorrem dentro da empresa. Sendo assim, confira agora mesmo a sua definição e aplicação.

Definição do CFOP 2949: esse código diz respeito a outras entradas de mercadoria ou prestação de serviço não especificado em outras numerações presentes no Código Fiscal de Operações e Prestações.

Aplicação do CFOP 2949: classificam-se neste código as outras entradas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.

CFOP 5411

Exemplos de Numerações do CFOP

Confira agora mesmo outros exemplos de numerações do CFOP além do CFOP 2949. 

CFOP DESCRIÇÃO

APLICAÇÃO

1.204 Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio Classificam-se neste código as devoluções de vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, cujas saídas foram classificadas no código 5.110 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio.
1.205 Anulação de valor relativo à prestação de serviço de comunicação Classificam-se neste código as anulações correspondentes a valores faturados indevidamente, decorrentes de prestações de serviços de comunicação.
1.206 Anulação de valor relativo à prestação de serviço de transporte Classificam-se neste código as anulações correspondentes a valores faturados indevidamente, decorrentes de prestações de serviços de transporte.
1.303 Aquisição de serviço de comunicação por estabelecimento comercial Classificam-se neste código as aquisições de serviços de comunicação utilizados por estabelecimento comercial. Também serão classificadas neste código as aquisições de serviços de comunicação utilizados por estabelecimento comercial de cooperativa.
1.304 Aquisição de serviço de comunicação por estabelecimento de prestador de serviço de transporte Classificam-se neste código as aquisições de serviços de comunicação utilizados por estabelecimento prestador de serviço de transporte.
1.554 Retorno de bem do ativo imobilizado remetido para uso fora do estabelecimento Classificam-se neste código as entradas por retorno de bens do ativo imobilizado remetidos para uso fora do estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas no código 5.554 – Remessa de bem do ativo imobilizado para uso fora do estabelecimento.
1.555 Entrada de bem do ativo imobilizado de terceiro, remetido para uso no estabelecimento Classificam-se neste código as entradas de bens do ativo imobilizado de terceiros, remetidos para uso no estabelecimento.
1.556 Compra de material para uso ou consumo Classificam-se neste código as compras de mercadorias destinadas ao uso ou consumo do estabelecimento.

Qualquer duvida, comente.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *