CFOP 5102: Tabela, Significado, Código Fiscal de Operações e Prestações

É tudo sobre o CFOP 5102 que você vai saber neste post. Além disso, passaremos todas as informações mais do que relevantes a respeito dessa sigla CFOP 5102. Indo mais a fundo, também mencionaremos pontos interessantes, como a tabela, o seu real significado sem complicação, dentre muitos outros pontos. Tendo dito isso e mais um pouco, caso tens plena curiosidade de saber tudo sobre este código CFOP, basta apenas conferir este post até o final.

CFOP 5102
CFOP 5102

O mercado comercial é repleto de siglas que organizam todas as movimentações que ocorrem dentro dele. Afinal, organização é algo nada mais do que primordial nesse meio. Portanto, não tendo essa devida organização, não há possibilidades de o mesmo ficar de pé. Tendo em vista que se manteve de pé até hoje, obviamente é por que tudo tem que andar dentro dos parâmetros esperados. Sem mais delongas, confira este post até o final para saber tudo sobre o CFOP 5102.

CFOP 5102

Dentro de um contexto mais do que abrangente, CFOP 5102 nada mais é do que a sigla dada ao nome por extenso “Código Fiscal de Operações e Prestações”. Diante dessa primeira informação, ele tem sua função principal como sendo um tipo de identificação que incide sobre cada operação realizada de forma que é possível fazer toda a identificação do trajeto até o local de destino que servirá para produtos ou devidas e supostas funções.

Com isso em mente, vale levar em consideração também que o CFOP dá a possibilidade de descobrir se a operação referida tem os seguintes três caráteres:

  • Estadual;
  • Interestadual;
  • Exterior.
CFOP 5102
CFOP 5102

Pra que serve o CFOP 5102?

Quanto a sua utilidade, ele é composto por nada mais nada menos do que uma grande cartela de códigos que podem ser descritos em forma de tabela. Dessa forma, bem como já dito anteriormente, a organização fica ainda maior, no que resulta em um trabalho mais sólido e de grande importância, visto que descuidos quanto a NFe pode causa sérios problemas para com a empresa, isto é, quando o assunto é o Ministério da Fazenda.

Como continuação, o CFOP 5102 nada mais é do que apenas mais uma numeração dentre tantas outras que faz com que todo o processo das mercadorias fique o mais correto possível.

Nesta tabela, todavia, há também a constância de vários códigos que foram criados especificamente para identificar cada modalidade de operação ou prestação, levando em consideração ainda variações como entrada ou saída e ainda diretrizes mais do que relevantes como se a operação é do Estado, entre Estados ou do Exterior, como já falado no tópico anterior.

CFOP 5102
CFOP 5102

CFOP 5102 é sinônimo de organização empresarial

Quem trabalha com empresa sabe que manter todos os aspectos que a envolvem, é bastante difícil. Diante disso, o indivíduo tem que estar sempre em dias com a Receita Federal, Ministério do Trabalho, dentre outros órgãos que estamos acostumados a ver.

E é exatamente por isso que a tabela que o CFOP 5102 participa possui números compostos por uma sequência numérica onde cada número diz respeito a uma determinada categoria dentro da tabela CFOP.

Os códigos organizadamente por números, são mais do que responsáveis pela identificação das principais informações sobre a circulação das mercadorias de uma empresa ou ainda sobre a prestação de serviço relacionado a transporte.

Importância do CFOP 5102

Aí é que tá a importância do CFOP 5102. Afinal, cada operação passa por um controle onde é determinado se vai haver ou não a cobrança fiscal. Essa avaliação se tornou ainda mais fácil e rápida, com a implantação deste código, porquanto, cada código já qualifica a operação ou prestação como passível de recolhimento fiscal.

CFOP 5102
CFOP 5102

Tabela CFOP 5102

Quanto a tabela CFOP 5102, ela foi criada justamente para acelerar o processo descrito, além de ser padrão para todos os estados do país, ela é utilizada como referência para o processo de identificação de diversas operações no Brasil. Tendo dito isso e mais um pouco a tabela CFOP passou a ser um importante dever de todas as empresas que querem estar em dias com os já citados órgãos.

Caso tenha restado alguma dúvida a respeito do CFOP, comente!

Mas. Mas. Mas. Mas. Mas. Mas.

Mas. Mas. Mas. Mas. Mas. Mas.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

CFOP 5102: Tabela, Significado, Código Fiscal de Operações e Prestações

17 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *