CFOP 5656: Código de Saída, Definição, Exemplos

O CFOP 5656 é um dos códigos de saída mais importantes que englobam o Código Fiscal de Operações e Prestações. Por isso, preparamos um post com todas as informações necessárias para você entender mais sobre ele. Sendo assim, explicaremos para você a definição e aplicação desse código assim como, explicaremos mais sobre sua função no mercado. Além disso, vamos mostrar para você outros exemplos dentre os mais de 500 códigos existentes. Quer conferir tudo? Continue conosco!

Visto que o CFOP 5656 é um importante código no que diz respeito, especificamente, as saídas de combustíveis, derivados ou não de petróleo e lubrificantes, temos a certeza que você vai querer saber mais a respeito do mesmo. Sendo assim, continue lendo esse post até o final para ficar por dentro de todas as informações.

Confira também outros códigos presentes no CFOP:

Código Fiscal de Operações e Prestações – CFOP 5656

O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) é um dos códigos mais importantes que existem, e saber mais sobre ele, é de suma importância para você e sua empresa. Isso porque, é através do CFOP que será definido se a operação fiscal da empresa terá ou não que recolher impostos.

Esse código apresenta tanto códigos de entradas como códigos de saídas, cada um com uma numeração e aplicação única. Diante disso, o CFOP 5656 é um dos códigos de saída mais importantes. Quer saber o por quê? Continue lendo esse post.

Definição do CFOP 5656

O CFOP 5656, como dito anteriormente, é um dos mais importantes códigos de saída do Código Fiscal de Operações e Prestações. Ele diz respeito as saídas de combustíveis, derivados ou não de petróleo e lubrificantes de uma empresa. Sendo assim, confira abaixo a sua aplicação.

Definição do CFOP 5656: Venda de combustível ou lubrificante, adquiridos ou recebidos de terceiros, destinados a consumidor ou usuário final.

Sendo assim, esse código é aplicado na venda de combustível ou lubrificante, adquiridos ou recebidos de terceiros, destinados a consumo em processo de industrialização de outro produto, à prestação de serviço ou a usuário final, inclusive aquela decorrente de encomenda para entrega futura, cujo faturamento tenha sido classificado no código 5.922 – “Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura”.

Outros Códigos além do CFOP 5656 

O Código Fiscal de Operações e Prestações possui mais de 500 numerações. Dito isso, apenas para seu conhecimento, confira agora mesmo alguns exemplos de códigos além do CFOP 5656. 

  • 5.653 – Venda de combustível ou lubrificante, de produção do estabelecimento, destinados a consumidor ou usuário final
  • 5.656 – Venda de combustível ou lubrificante, adquiridos ou recebidos de terceiros, destinados a consumidor ou usuário final
  • 5.657 – Remessa de combustível ou lubrificante, adquiridos ou recebidos de terceiros, para venda fora do estabelecimento
  • 5.658 – Transferência de combustível ou lubrificante de produção do estabelecimento
  • 5.659 -Transferência de combustível ou lubrificante adquiridos ou recebidos de terceiros
  • 5.666- Remessa, por conta e ordem de terceiros, de combustível ou lubrificante recebidos para armazenagem
  • 5.667 – Venda de combustível ou lubrificante a consumidor ou usuário final estabelecido em outra Unidade da Federação

Se alguma duvida ainda persistir, comente! Será um prazer te ajudar.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *