CFOP 5929: Código de Saída, Significado, Aplicação, Tabela

O CFOP 5929 é um código de suma importância que existe dentro do Código Fiscal de Operações e Prestações, e por isso, preparamos um post com todas as informações sobre ele para você! Explicaremos qual é o significado desse código e também como ele deve ser aplicado nas notas fiscais. Além disso, daremos a você alguns exemplos de outros códigos que existem na tabela do CFOP. Quer ficar por dentro de tudo? Continue lendo esse post até o final.

CFOP 5949

Atualmente, o Brasil estabeleceu uma lei na qual é necessário especificar o tipo de numeração do CFOP correto para as notas fiscais de operações e prestações de serviço. Sendo assim, é mais do que importante que você entenda a aplicação do CFOP 5929 e de outras numerações desse código. Por isso, continue lendo esse post para você obter todas as informações necessárias. Vem conosco!

Confira também:

CFOP 5929

O CFOP é nada mais nada menos do que a sigla que se refere ao Código Fiscal de Operações e Prestações. Ele é composto por uma numeração com quatro dígitos, sendo que o primeiro número diferencia os códigos entre códigos de saída ou códigos de entrada. Confira abaixo.

  • 1000 – Entrada de Mercadoria ou Aquisição de Serviços de dentro do Estado
  • 2000 –  Entrada de Mercadoria ou Aquisição de Serviços de fora do Estado
  • 3000 – Entrada de Mercadoria ou Aquisição de Serviços do Exterior
  • 4000 – Não existe.
  • 5000 – Saída de Mercadoria ou Prestação de Serviços para dentro do Estado
  • 6000 – Saída de Mercadoria ou Prestação de Serviços para fora do Estado
  • 7000 – Saída ou prestações de serviços para o exterior

Sendo assim, pode-se classificar o CFOP 5929 como um código de Saída de Mercadoria ou Prestação de Serviços para dentro do Estado. Quer saber mais sobre ele? Continue lendo o próximo tópico.

Definição do CFOP 5929

Sem mais delongas, confira agora mesmo a definição e aplicação do CFOP 5929. 

Definição do CFOP 5929: Lançamento efetuado em decorrência de emissão de documento fiscal relativo a operação ou prestação também registrada em equipamento Emissor de Cupom Fiscal – ECF

Sendo assim, nesse código se aplicam os registros relativos aos documentos fiscais emitidos em operações ou prestações que também tenham sido registradas em equipamento Emissor de Cupom Fiscal – ECF.

Exemplos de Códigos da Tabela CFOP 

Apenas para conhecimento, segue abaixo uma tabela com outros exemplos de códigos existentes no Código Fiscal de Operações e Prestações. Sendo assim, confira agora mesmo as suas definições e aplicações.

 CFOP

DESCRIÇÃO

APLICAÇÃO

1.152 Transferência para comercialização Classificam-se neste código as entradas de mercadorias recebidas em transferência de outro estabelecimento da mesma empresa, para serem comercializadas.
1.153 Transferência de energia elétrica para distribuição Classificam-se neste código as entradas de energia elétrica recebida em transferência de outro estabelecimento da mesma empresa, para distribuição.
1.154 Transferência para utilização na prestação de serviço Classificam-se neste código as entradas de mercadorias recebidas em transferência de outro estabelecimento da mesma empresa, para serem utilizadas nas prestações de serviços.
1.552 Transferência de bem do ativo imobilizado Classificam-se neste código as entradas de bens destinados ao ativo imobilizado recebidos em transferência de outro estabelecimento da mesma empresa.
1.553 Devolução de venda de bem do ativo imobilizado Classificam-se neste código as devoluções de vendas de bens do ativo imobilizado, cujas saídas tenham sido classificadas no código 5.551 – Venda de bem do ativo imobilizado.
1.554 Retorno de bem do ativo imobilizado remetido para uso fora do estabelecimento Classificam-se neste código as entradas por retorno de bens do ativo imobilizado remetidos para uso fora do estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas no código 5.554 – Remessa de bem do ativo imobilizado para uso fora do estabelecimento.
1.555 Entrada de bem do ativo imobilizado de terceiro, remetido para uso no estabelecimento Classificam-se neste código as entradas de bens do ativo imobilizado de terceiros, remetidos para uso no estabelecimento.
1.556 Compra de material para uso ou consumo Classificam-se neste código as compras de mercadorias destinadas ao uso ou consumo do estabelecimento.
1.557 Transferência de material para uso ou consumo Classificam-se neste código as entradas de materiais para uso ou consumo recebidos em transferência de outro estabelecimento da mesma empresa.

Qualquer dúvida, comente!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

CFOP 5929: Código de Saída, Significado, Aplicação, Tabela

4 Comentários

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *