CFOP 6108: Código de Saída, Aplicação, Exemplos

O CFOP 6108 é um dos muitos códigos que fazem parte do Código Fiscal de Operações e Prestações. Assim como todos os outros, ele é de suma importância dentro de uma empresa. Visto isso, é tudo sobre o CFOP 6108 que você vai encontrar neste post. Mostraremos para você a definição e a aplicação desse código de uma maneira simples e fácil de ser entendida, e muito mais. Além disso, vamos também exemplificar outros importantes numerações dentro do CFOP. Vem conosco!

CFOP 5405

Sabendo que é através do CFOP que vai ser definido se a operação fiscal vai ou não que recolher impostos, é de suma importância que você entenda mais sobre esse código fiscal e sobre o CFOP 6108. Por isso, continue lendo esse post para conferir todas as informações que vamos dar a você!

Confira também outros códigos do Código Fiscal de Operações e Prestações:

CFOP 6108

A sigla CFOP  é a abreviação do Código Fiscal de Operações e Prestações das entradas e saídas de mercadorias. Esse código fiscal nada mais é do que um código numérico que identifica a natureza de circulação de uma mercadoria ou a prestação de serviço de transportes (intermunicipal e interestadual).

Além disso, como dito anteriormente, é através do CFOP que é definida se a operação fiscal vai ter que recolher impostos ou não. Sendo que suma importância que esse código seja indicado de forma obrigatória em todos os documentos fiscais da empresa quando houver qualquer circulação de uma mercadoria sendo ela intermunicipal ou interestadual.

Sendo assim, se você quer saber tudo sobre o CFOP 6108 continue lendo esse post. No próximo tópico explicaremos para você mais sobre sua definição e a sua aplicação.

Definição do CFOP 6108

O CFOP 6108 é muito importante. Isso porque ele diz respeito as saídas ou prestações de serviços para outros estados. Sendo assim, confira abaixo a definição desse código e a sua aplicação.

Definição do CFOP 6108

  • Esse código diz respeito, especificamente, a venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada a não contribuinte

Aplicação do CFOP 6108

  • Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento, destinadas a não contribuintes. Quaisquer operações de venda destinadas a não contribuintes deverão ser classificadas neste código.

Outros Códigos do CFOP

Para o seu conhecimento, segue alguns exemplos de outros importantes códigos de saída que estão presentes dentro do Código Fiscal de Operações e Prestações. Confira abaixo sua definição e também sua aplicação.

CFOP

DEFINIÇÃO

APLICAÇÃO

5.102 Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento. Também serão classificadas neste código as vendas de mercadorias por estabelecimento comercial de cooperativa destinadas a seus cooperados ou estabelecimento de outra cooperativa.
5.118 Venda de produção do estabelecimento entregue ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário, em venda à ordem Classificam-se neste código as vendas à ordem de produtos industrializados pelo estabelecimento, entregues ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário.
5.119 Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros entregue ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário, em venda à ordem Classificam-se neste código as vendas à ordem de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento, entregues ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário.
5.305 Prestação de serviço de comunicação a estabelecimento de geradora ou de distribuidora de energia elétrica Classificam-se neste código as prestações de serviços de comunicação a estabelecimento de geradora ou de distribuidora de energia elétrica.
5.306 Prestação de serviço de comunicação a estabelecimento de produtor rural Classificam-se neste código as prestações de serviços de comunicação a estabelecimento de produtor rural.

Qualquer duvida, comente!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

CFOP 6108: Código de Saída, Aplicação, Exemplos

3 Comentários

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *