CFOP 6202: Definição, Código de Saída, Exemplos

Se você quer saber tudo sobre o CFOP 6202 aqui é o seu lugar! Explicaremos aqui neste post, todas as informações mais relevantes a respeito desse código, por exemplo, o seu real significado e muitos outros pontos. Quer saber mais sobre esse código tão importante? Continue lendo esse post até o final. Vem conosco!

CFOP 5949

O CFOP 6202 é um dos importantes códigos do mercado comercial, sendo fundamental para o código fiscal de operações e prestações. Devido a essa importância temos a certeza de que você vai querer entender tudo sobre esse código. Então, vem conferir o post para saber todas as importantes informações que existem por trás desse simples número.

Confira também outros códigos do Código Fiscal de Operações e Prestações:

CFOP 6202

A sigla CFOP refere-se ao “Código Fiscal de Operações e de Prestações das Entradas de Mercadorias e Bens e da Aquisição de Serviços”, que pode ser facilmente simplificado por “Código Fiscal de Operações e Prestações”. Como dito anteriormente, esse código é muito importância no mercado comercial, isso devido ao fato dele auxiliar as empresas na organização em relação as suas mercadorias frente a jurisdição brasileira.

O CFOP normalmente é composto por quatro dígitos, sendo que cada número formado possui um significado e uma aplicação diferente. O primeiro número, por exemplo, categoriza os códigos em códigos de saída ou códigos de entrada. Sendo que o 1, 2 e o 3 classificam os códigos como códigos de entrada de serviços.  , e o 4, 5 e o 6 classificam os códigos como códigos de saída de serviços.

Sendo assim, se você quer conferir tudo sobre o CFOP 6202 continue lendo o próximo tópico.

CFOP 5411

Significado do CFOP 6202

Cada número encontrado no CFOP possui uma descrição e um significado diferente. Além disso, cada um deles possui também, uma aplicação diferente. Sendo assim, confira abaixo a descrição e a aplicação do CFOP 6202.

Significado do CFOP 6202: Devolução de compra para comercialização

Aplicação do CFOP 6202: Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como Compra para comercialização.

Outras numerações do CFOP

Além do CFOP 6202, existem outros códigos muito importantes dentro do Código Fiscal de Operações e Prestações. Confira agora mesmo alguns exemplos desses códigos, assim como a suas definições.

  • 1.125 – Industrialização efetuada por outra empresa quando a mercadoria remetida para utilização no processo de industrialização não transitou pelo estabelecimento adquirente da mercadoria
  • 1.203 – Devolução de venda de produção do estabelecimento, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio
  • 1.305 – Aquisição de serviço de comunicação por estabelecimento de geradora ou de distribuidora de energia elétrica
  • 2.501 – Entrada de mercadoria recebida com fim específico de exportação
  • 2.503 – Entrada decorrente de devolução de produto industrializado pelo estabelecimento, remetido com fim específico de exportação
  • 2.662 – Devolução de venda de combustível ou lubrificante destinados a consumidor ou usuário final
  • 3.503 – Devolução de mercadoria exportada que tenha sido recebida com fim específico de exportação
  • 3.930 – Lançamento efetuado a título de entrada de bem sob amparo de regime especial aduaneiro de admissão temporária
  • 3.949 – Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificado

Se alguma duvida ainda persistir, comente! Será um prazer ajudar você a entender mais sobre o CFOP!

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

CFOP 6202: Definição, Código de Saída, Exemplos

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *